Praticar muito e saber
as regras de um texto dissertativo-argumentativo estão entre as orientações da professora do Colégio IESB.
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Um bom
desempenho na prova de redação é essencial para quem deseja conquistar uma vaga
no ensino superior por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que este
ano será realizado nos dias 21 e 28 de novembro. A prova de redação será
aplicada no primeiro dia.
Professora
de redação do Colégio IESB, Kathiélle Silva Santos explica que, para alcançar a
tão desejada nota mil, o candidato deve treinar bastante a escrita e se preocupar
com as competências cobradas pelo Enem: domínio da escrita formal da Língua
Portuguesa; compreensão do tema proposto; qualidade dos argumentos utilizados
no texto; organização dessas informações de forma coesa; e o respeito aos
Direitos Humanos. Além disso, é fundamental o candidato conhecer bem a
estrutura do texto dissertativo. “Isso facilita na organização das ideias,
pois o estudante saberá o que cada etapa deve conter. Outro fator importante é
a informação. O aluno que se prepara para o Enem deve estar atualizado sobre o
que vem acontecendo no mundo e a leitura auxilia neste repertório sociocultural
para ele ter argumentos e desenvolver bem o tema proposto”, orienta.
A
professora explica que a redação dissertativa-argumentativa pede que o
candidato discorra sobre determinado tema, aponte uma tese e a defenda com
argumentos verdadeiros. “E o Enem, em específico, cobra uma proposta de
intervenção. Sendo assim, é importante ficar atento para não esquecer nenhum
desses pontos e realizar uma construção textual de forma coesa e coerente”.
De
acordo com Kathiélle, criar um roteiro também ajuda na construção do texto.
Para isso, alguns passos podem ajudar. “Identifique o tema da redação, a
proposta. Em seguida, defina uma tese para ser defendida. Aponte pelo menos
dois argumentos e comprove-os com argumentações, como citações, dados de
pesquisas e exemplificações. Para finalizar, construa uma proposta de
intervenção concreta e solucione a problemática respondendo questões como: quem
realizará o projeto? Como? Onde? Quando? Quais serão as consequências?”,
sugere a docente, que ainda indica alguns pontos que devem ser evitados pelo
candidato. “Não faça questionamentos na conclusão e não generalize. Utilize
sempre conectivos e organize o texto em pelo menos três parágrafos, sendo estes
organizados em pelo menos três períodos. Leia e tente apresentar, pelo menos,
um repertório sociocultural. Isso demonstra que o candidato tem embasamento
sobre suas teorias”, completa a professora do Colégio IESB.