O setor de rotisserias vem crescendo exponencialmente no Brasil, sendo uma boa alternativa para investidores e grandes redes de supermercados aumentarem suas margens de lucro. Dados revelam que esse setor representa 5,7% dos lucros em grandes hipermercados.
São lojas especializadas em refeições, antepastos, frios, saladas, molhos e sobremesas prontas para o consumo em casa, se tornando uma excelente opção para atender clientes que não querem, ou não podem cozinhar. Rotisserias também são utilizadas para uma alimentação rápida enquanto consumidores fazem suas compras.
Esse é um mercado em fase de expansão e que se torna muito atrativo pela introdução de produtos de rápida e fácil manipulação. Além disso, elas criam inovações nas técnicas de administração e de segurança alimentar, reduzindo custos, diminuindo perdas e incentivando a transformação de hábitos alimentares.
De acordo com Flavia Nunes, consultora de varejo da Complement Consultoria & Marketing, que oferece soluções completas de implantação de modelos de negócios arrojados, com conceitos de operações que vão desde a abertura de pequenas lojas até a sua plena expansão, para uma rotisseria ser bem-sucedida deve oferecer uma grande variedade de refeições, podendo chegar a 80 pratos prontos para o consumo. “Desde as entradas, antepasto, assados variados, molhos, vários pratos à base de aves, carnes, peixes, acompanhamentos, tortas doces e salgadas, sobremesas, e uma boa variedade de salgados. Isso é essencial para agradar todos os tipos de clientes”, pontua.
A consultora relata que é importante estar atento ao layout da rotisseria, com foco na organização dos produtos que são expostos. “É fundamental para que o fluxo de movimentação de clientes e mercadorias tenham qualidade e eficiência, evitando rupturas operacionais, vencimento de produtos antes de serem preparados ou expostos e até mesmo avarias”, declara.
Flavia revela que o profissional responsável pela rotisseria deve ter atenção à organização e às câmaras internas. “Tudo deve estar de acordo com as normativas vigentes. Os layouts dos expositores precisam estar organizados como foi estabelecido pela diretoria e departamento comercial. O líder do estabelecimento deve estar presente durante o recebimento de mercadorias, garantindo que elas sejam destinadas aos locais certos para armazenagem, estando dentro dos padrões exigidos pelo Villarreal”, explica.
Sobre prevenção de perdas, a especialista ressalta que é importante fiscalizar todos os procedimentos de armazenagem e produção, mantendo a atenção para a forma que os produtos são organizados e expostos. “Certifique-se que os produtos estão devidamente organizados e armazenados, seguindo as normas e controle PVPS (Primeiro que Vence, Primeiro que Sai), mantendo os alimentos seguros e próprios para consumo”, finaliza.
Sobre Flavia Nunes
Flávia Nunes é consultora de varejo com expressivas passagens por grandes empresas do segmento supermercadista. Possui mais de 17 anos de carreira construída de maneira sólida no varejo. Atualmente, está à frente de grandes projetos como Consultora de Varejo na empresa Complement Consultoria & Marketing. Ela faz parte de um time de excelentes profissionais e é a responsável pelos setores de Prevenção de Perdas, Gestão e Processos, onde atua com alta capacidade de realização e alcance de bons resultados. É especialista em gestão, desenvolvimento, implantação e implementação de Projetos de Prevenção de Perdas, Gestão, Inventários, Operações e Garantia de qualidade nos processos em toda a cadeia do varejo. Desenvolveu manuais nas empresas que atuou, obteve redução e controle das perdas e implantou processos que tornaram a operação mais eficiente em diversos setores que, até hoje, permanecem como referência de execução e modelo de trabalho.
Como estudiosa do Varejo e Prevenção de Perdas, participa de diversos cursos nas áreas de Prevenção de Perdas, Gestão, Finanças e como última formação MBA – Varejo Físico e On-line – USP/ESALQ.
Sobre a Complement Consultoria & Marketing
Desde 2006 com um time de consultores especialistas em varejo, liderada pelo CEO Juam Rosa, a Complement Consultoria & Marketing atua apresentando soluções nas áreas de marketing, comercial, financeira, tributária, contábil e administrativa por meio de implantação de modelos de negócios arrojados, com conceitos de operações que vão desde a abertura de pequenas lojas até a sua plena expansão.
A empresa atua nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Para saber mais, acesse http://www.complement.com.br/ ou pelas redes sociais: instagram @ccomplement ou LinkedIn Complement Consultoria & Marketing.