Pizza, pastel, lasanha, hambúrguer, chocolate, bolo recheado, sorvete, batata frita, cachorro-quente, maionese, bacon e churrasco são alimentos que apenas de pensar dão água na boca. Mas, é possível comer de tudo sem se sentir culpado? A resposta é sim, segundo a nutricionista do Fort Atacadista, Letícia Tizziani, que enaltece que é possível permanecer saudável sem deixar de comer essas delícias.
O segredo, de acordo com Letícia, é manter o equilíbrio e fazer escolhas saudáveis em 80% do tempo. “Poucas pessoas conseguem ingerir diariamente apenas saladas, verduras, frutas, frango cozido e batata doce. Sair da rotina e comer o que se tem vontade não é um pecado. Não é um lanche ou uma guloseima que fará você ganhar peso, mas sim a quantidade ingerida ao longo da semana. A dica de ouro é: você pode comer de tudo um pouco”, argumenta.
A culpa depois de comer determinado alimento está diretamente relacionada com a maneira que a pessoa lida com a comida e pode ser um sinal de transtorno alimentar. Letícia alerta que esse sentimento é resultado da falta de controle, quando a pessoa come compulsivamente e por isso, muitas vezes, escolhe comer sozinho ou escondido para não receber julgamento em relação à quantidade ou o que está comendo. Os comportamentos associados são levantar-se de madrugada para comer, continuar comendo mesmo sem fome e se alimentar mais rápido do que seria normal.
“É preciso estar atento e observar os sinais, porque estresse, desconforto emocional, insatisfação com a imagem corporal e dietas restritivas podem ser gatilhos para ansiedade e compensação na comida. Se a culpa for constante é necessário acompanhamento multidisciplinar com nutricionista e psicólogo. Agora, também é importante esclarecer que é comum, em algum momento, exagerar no consumo de alguns alimentos, por isso não entre em pânico”, explica a nutricionista ao reforçar que uma alimentação equilibrada ajuda a transformar hábitos.
Entre as orientações da nutricionista para evitar a culpa após a refeição estão: comer sem distrações (televisão ou celular), mastigar devagar (o cérebro demora cerca de 20 minutos para registrar que está saciado), não pular refeições (comer em intervalos regulares é uma alternativa para evitar o consumo excessivo) e aproveitar o momento (se desligue dos problemas e curta a refeição).
DIA F no Fort Atacadista – Para quem deseja abastecer a despensa em casa com produtos gostosos, variados, assim como frutas, verduras e hortaliças pode aproveitar o Dia F neste sábado, 05 de fevereiro. Em todas as unidades no Distrito Federal consumidores e comerciantes poderão aproveitar as promoções exclusivas nas diferentes seções: açougue, bazar, mercearia, higiene, hortifruti, limpeza e bebidas. Para os clientes Vuon Card, cartão exclusivo do Fort Atacadista, há descontos ainda maiores em centenas de itens e condições especiais de parcelamento. No Dia F, as lojas abrem em horário diferenciado, das 6h às 24h. As unidades do Fort seguem todas as regras sanitárias e medidas de segurança necessárias para receber os clientes. Anote aí os endereços em Brasília:
- SOL NASCENTE | DF | Quadra QNP 27 Área Especial 01 S/N
- TAGUATINGA | DF | FORT ATACADISTA 138
SDE Setor M Norte Qd. 1 Cj. A Lt. 1 – Av. Hélio Prates com M Norte | Taguatinga Norte
- CEILÂNDIA | DF | FORT ATACADISTA 75
CNN 1 S/N | Centro