Com iniciativas variadas, o trabalho de
conscientização prevenção e combate ao câncer de mama ganha força
Já há algum
tempo, o mês de outubro é marcado por uma das campanhas de saúde mais
importantes do mundo: o Outubro Rosa. E grandes empresas de diversas áreas
compreenderam a importância desta proposta de ação de conscientização, prevenção e combate ao câncer de mama que ganhou
grandes dimensões e tem um papel relevante na atenção à saúde, especialmente da
mulher.
O Fujioka é uma
destas empresas que vêm abraçando a ideia e neste ano, além de ser um ponto
para recebimento de doação de cabelos, preparou, em parceria com a Epson, uma
ação com a proposta de dar outro uso a um símbolo de quem passa por quimioterapia,
os lenços. Devido ao tratamento, a queda de cabelo é um fator que afeta também
a autoestima das mulheres acometidas pela doença, assim, é muito comum ver o
uso dos lenços como forma de diminuir a insegurança ou desconforto estético.
Quem comprar um
produto Epson no Fujioka nesse mês de outubro será presenteado com um lenço
personalizado com estampa criada pelo Maza, ilustrador goiano, exclusivamente
para a ação. O item poderá ser usado não apenas para cobrir a cabeça, mas
também como enfeite no pescoço, cintura, pulso, em bolsas e onde a criatividade
permitir. “A mensagem por trás da ação é lembrar que com a prevenção e combate,
o lenço ganha outro propósito. Ou seja, quem se previne, pode usar o
lenço como outra forma estética”, comenta Roberta Tibery, gerente de Marketing
do Grupo Fujioka.
Abrace essa
Causa
Outra iniciativa
é a Loja Rosa no segundo piso do Bougainville, com a campanha “Abrace essa
Causa”, que, além de arrecadar fundos para a Associação dos Portadores de
Câncer de Mama (APCAM) com a venda de itens doados por lojistas, promove
importantes ações de conscientização até o dia 31 de outubro. Terá, por
exemplo, corte solidário, exposição de fotos, oficinas e arrecadação de lenços,
que serão entregues
para quem sofre com a doença.
Para o
fechamento da campanha, o shopping promove o desfile Moda Inclusiva na
Passarela com pacientes que venceram o câncer. “O evento é mais uma forma de
chamar a atenção para o propósito da campanha”, comenta Amanda Starling, Head
de Marketing do Bougainville. O evento, com entrada gratuita, acontece no
terceiro piso, dia 28 de outubro, às 19h.
De acordo com a
médica oncologista do Hemolabor, Jandra Evangelista, o engajamento da sociedade
em campanhas como Outubro Rosa auxilia no alerta sobre a importância da
prevenção ao câncer de mama. “A detecção precoce é a principal aliada para as
chances de um tratamento bem-sucedido, pois uma vez identificado em estágios
iniciais têm percentual de cura elevado. A maior parte dos cânceres de mama é
descoberta pelas próprias mulheres, por isso, qualquer apoio ao Outubro Rosa
faz a diferença”, comenta.