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Inicia-se a sinalização dos trechos pavimentados da Via Pistão Sul

A via está recebendo um investimento de R$ 43 milhões por parte do Governo do Distrito Federal (GDF). Essa via tem uma extensão total de 10,8 km, dos quais 8,1 km já foram revitalizados com uma nova camada de asfalto.




fotos: João Carlos


O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) deu início ao processo de sinalização horizontal nos trechos que já receberam o novo pavimento, especificamente no sentido Taguatinga - Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB).

Com um aporte financeiro total de R$ 43 milhões, essa obra de reconstrução asfáltica do Pistão Sul visa a beneficiar aproximadamente 60 mil motoristas que transitam diariamente por essa via. As equipes contratadas pelo DER-DF estão trabalhando de segunda a sexta-feira e, quando necessário, também aos fins de semana e feriados, para acelerar o progresso das obras de reconstrução asfáltica.

No sentido Taguatinga - EPNB, que compreende uma extensão de 5,4 km, o novo pavimento já foi concluído, e agora a última etapa das obras, a sinalização, está sendo realizada. As equipes darão prioridade à sinalização das faixas de pedestres, que totalizam 16 em ambos os sentidos do Pistão Sul, começando esse trabalho na terça-feira (5).

Cerca de 80 funcionários estão simultaneamente trabalhando na conclusão da reconstrução asfáltica no sentido EPNB - Taguatinga, onde já foram executados 2,7 km de serviço, abrangendo a mesma extensão total do sentido já finalizado. O superintendente de Obras do DER-DF, Cristiano Cavalcante, faz um apelo aos usuários da via, solicitando que tenham cuidado e redobrem a atenção ao trafegarem por ali, especialmente agora que a sinalização está em andamento.

Além do trabalho de reconstrução asfáltica, a empresa contratada também realizará obras complementares, como a construção de canteiros e uma ciclovia de 5,4 km, que em breve receberá uma nova camada de asfalto. Para garantir a segurança dos pedestres, estão sendo instalados alambrados para evitar a travessia indevida, incentivando o uso de passarelas e faixas de pedestres.

Motoristas, como Welington Pires, de 46 anos, lembram das condições precárias do Pavimento Sul antes das melhorias implementadas pelo GDF. "Antes, havia muitos buracos e uma trepidação constante. O asfalto estava irregular, como se estivéssemos dirigindo em uma estrada de terra. Agora, está significativamente melhor", afirmou. O comerciante Vagner Gonçalves, de 41 anos, também enfatizou a necessidade das obras, observando que antes a situação era ruim, com muitos buracos, e que a adição de uma faixa de rolamento melhorou o trânsito e a qualidade do pavimento.

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