Na tarde de quarta-feira (11), a Associação Nacional dos Advogados da União (ANAUNI) e o Fórum Nacional da Advocacia Pública Federal se reuniram com o deputado federal Túlio Gadelha (Rede Solidariedade) para tratar de emendas parlamentares para projetos estratégicos de interesse da Advocacia-Geral da União (AGU). A reunião contou com a participação de Clóvis Andrade, presidente da ANAUNI e do Fórum, Tobias Morato, vice-presidente da ANAUNI, e Luciana Hoff, assessora parlamentar da ANPPREV.
Durante o encontro, Clóvis Andrade entregou ao parlamentar a Cartilha de Emendas Parlamentares da AGU 2025, que apresenta uma série de propostas visando alocar recursos para importantes investimentos na instituição. Entre os projetos, destacam-se reformas e construções de infraestrutura em diversas cidades, além de iniciativas voltadas para a sustentabilidade, como a implementação de usinas fotovoltaicas. Também foram mencionados projetos de inovação, com foco na adoção de tecnologias digitais e inteligência artificial, para aumentar a eficiência operacional da AGU.
Além disso, as propostas incluem iniciativas culturais, programas voltados para a infância e ações de inclusão social. Um dos principais destaques foi o projeto de tradução de literatura jurídica para línguas indígenas e a criação de bolsas de estudo para populações negras e indígenas e pessoas com deficiência que desejam ingressar nas carreiras da Advocacia Pública.
Os participantes do Fórum Nacional da Advocacia Pública reforçaram a necessidade de apoio parlamentar para viabilizar as propostas apresentadas, destacando o impacto positivo que elas terão para a advocacia pública e para a implementação de políticas públicas no Brasil.
Entre os projetos que mais chamaram a atenção do deputado Túlio Gadelha estão aqueles voltados para a causa indígena e a inclusão social, como a tradução de literatura jurídica para línguas indígenas e o oferecimento de bolsas de estudo para populações indígenas e negras além de pessoas com deficiência (PCDs), voltadas para interessados em estudar para concursos de ingresso para as carreiras da Advocacia Pública.
Clóvis Andrade ainda mencionou os impressionantes resultados obtidos pelos membros da AGU, que em 2023 geraram um impacto econômico positivo de 1,4 trilhão de reais aos cofres públicos.
“A AGU tem obtido cada vez mais resultados positivos para os cofres da União, mas enfrenta um orçamento que se reduz progressivamente. Isso pode, a médio prazo, comprometer sua capacidade de entregar resultados relevantes para a sociedade brasileira”, reforçou Clovis Andrade.
O deputado reconheceu a importância e o papel fundamental dos advogados da União no desenvolvimento do país, especialmente na implementação de políticas públicas. “Disponibilizar recursos para a AGU é uma das formas mais republicanas de utilizar as emendas. Essas propostas são extremamente valiosas para o avanço da inclusão social e o fortalecimento da carreira”, afirmou o deputado.
Durante a reunião, Clóvis Andrade aproveitou a oportunidade para entregar um convite oficial ao deputado, para participar do Encontro Anual dos Advogados da União, que será realizado em outubro, em Porto de Galinhas (PE), no estado natal do parlamentar.